lana caprina

Tuesday, July 04, 2006

Para ler em voz alta (42)


Canção à Inglesa

Cortei relações com o sol e as estrelas, pus ponto no mundo.
Levei a mochila dos ardis que sei para o lado e pro fundo.
Fiz a viagem, comprei o inútil, achei o incerto,
E o meu coração é o mesmo que foi, um céu e um deserto.
Falhei no que fui, falhei no que quis, falhei no que soube.
Não tenho já alma que a luz me desperte ou a treva me roube.
Não sou senão náusea, não sou senão cisma, não sou senão ânsia,
Sinto em ânsia que fui a uma grande distância
E vou, só porque o meu ser é imundo.
Colado como um escarro a uma das rodas do mundo.

ÁLVARO DE CAMPOS [1928]

Labels:

1 Comments:

  • At July 04, 2006 11:50 pm, Blogger José Borges said…

    Álvaro de Campos desperta-nos sempre para a "tragédia" que é a vida, ou melhor, as tragédias que há na vida! Este poema faz-me lembrar imenso o tristemente verdadeiro "Aniversário" também da sua autoria. E se o acho triste agora nem quero imaginar quando o for ler ao 60 anos!

     

Post a Comment

<< Home